Carlos Josué Teixeira
A experiência EM'Força
No dia 21 de Junho de 2012, a minha vida mudou quando foi diagnosticada a doença a alguém próximo de mim. Depois disso, mudei a forma como via as coisas!
A corrida foi uma paixão que acabei por descobrir no início do ano de 2013 e com o passar dos meses comecei a participar em provas.
Numa pesquisa na internet, descobri o vosso projeto e vai daí resolvi ajudar e assim tornar-me uma pessoa melhor e que tenta ajudar o próximo.
A primeira corrida com a camisola da EM’Força foi em Castelo Branco na "Comendador Joaquim Mourão", depois fiz o Trail de Ferreira do Zêzere e a São Silvestre da Covilhã.
Aproveito para dizer que o Trail Running é a minha grande paixão pois testa os limites do indivíduo, quer físicos quer mentais. Para além disso, o pessoal do trail é muito bem disposto sem aquele carácter competitivo das provas de estrada.
Assim, em 2014, começa o meu segundo ano neste mundo das corridas e qual a melhor maneira de começar? Com um trail fabuloso em Portalegre que adorei fazer!
Eu tento, para além de correr com a camisola, divulgar a doença através dos bloggers, como são os casos do RUN BABY RUN e do PAPAKILÓMETROS, que são muito lidos e que a meu pedido fizeram uma publicação sobre o tema.
Portanto, já sabem: contem comigo sempre pois a vossa camisola é o meu doping e quando corro é nela que vou buscar forças para concluir as provas. A quem dedico a minha camisola: a pessoa em causa sabe que é por ela que eu faço o que faço e que enquanto tiver um pingo de força nas pernas vou correr para ajudar aqueles que não o podem fazer.
Objetivos para 2014
Gostava de realizar 6 trails longos (acima dos 21 Kms). Neste início de ano, já fiz o de Portalegre e estou inscrito no V Trail de Conímbriga e Terras do Sicó, que terá lugar no dia 23 de Fevereiro.
Para além disso, há algo que já ando a pensar: uma prova de ultra trail (acima dos 42 Kms).
O trail é onde testo as minhas capacidades fisicas mas, acima de tudo, testa-me a nível psícologico. Costumo dizer que um trail é 10% físico e 90% psicológico.
Quero com isto passar a mensagem que eu, há um ano, estava descansado no sofá e apenas num ano consegui realizar distâncias que eu considerava não serem possíveis de fazer.
Por isso, quero que acreditem que é possível - quem padece de uma doença terrível como a Esclerose Múltipla tem que acreditar que é possível, que temos de lutar contra o preconceito que diz que são pessoas menores e debilitadas, mas não, são pessoas muito corajosas e têm que levantar a cabeça e ir à luta. Nós, os atletas da equipa EM'Força cá estaremos para ajudar no que precisarem.
Em 2014, conto também fazer algumas provas de estrada, meias maratonas e provas 10 Kms e o grande objectivo para 2014 em estrada é fazer a minha primeira maratona, a do Porto, em Novembro.
Objetivos alcançados
Ultra Trail de Alcains (45K), 2015
Trail Aldeias do Mondego, Mangualde, 2014
II Trail da Pampilhosa da Serra, 2014
III Etapa Território Circuito Centro (Trail Curto), Vila de Rei, 2015
V Trail de Conímbriga e Terras do Sicó, 2014
1º Trail do Zêzere, 2013
Meia Maratona Alcains-Castelo Branco, 2015
Meia Maratona Castelo Branco Alcains, 2014
Meia Maratona da Golegã, 2014
Troféu Trail Centro Vicentino da Serra/Delta Cafés, Portalegre, 2014
Mini Trail do Zêzere, Ferreira do Zêzere, 2015
Grande Prémio de Atletismo CCD Estrela do Zêzere, Ferreira do Zêzere, 2014
Grande Prémio de Atletismo Cerejeiras em Flor, Fundão, 2014
1ª Corrida Comendador Joaquim Mourão, Castelo Branco, 2013
São Silvestre da Covilhã, 2013