top of page

João Riem

João Rio na São Silvestre do Porto, em 2013

A experiência EM'Força

Como é que a EM'Força entra na sua vida?

No passado mês de Abril, acompanhei de muito perto a descoberta, por parte do meu grande amigo e primo Luis, o diagnóstico de Esclerose Múltipla. Um momento de grandes dúvidas, inseguranças e descobertas no qual vivi de forma intensa, quase como se fosse diagnosticado em mim. Na recolha dos Kits da Corrida de S. João, vi o Stand da EM'Força e logo ali decidi que deveria fazer algo em honra do meu primo.

 

Juntou-se a nós nessa mesma corrida, no Porto, e abraçou logo este projeto em variadíssimos desafios. Porquê correr pela EM?

Acredito que se corremos com um objectivo, a corrida passa a ser algo mais do que apenas uma corrida. É excelente podermos ser um veículo de uma causa! É uma motivação gigantesca!

 

O que sente nos seus desafios quando leva a camisola "mágica" ao peito?

Penso em todos aqueles que têm limitações de fazer aquilo que eu estou a fazer naquele momento! É uma força extra e um motivo para honrar todos aqueles que não o podem fazer! Gostaria de atingir uma grande meta pela EM'Força. Para já, o objectivo principal é atingir os 100 quilómetros, mas gostava de atingir um numero grande! Talvez 500!!!

 

O objetivo do João é cumprir a Maratona do Porto já no próximo domingo. Como surge esta meta?

Esta meta é uma perfeita loucura! Pois claramente não estou preparado para fazer uma maratona! Mas principalmente através de um amigo meu, com quem tenho corrido, que foi ele que me levou a inscrever na maratona. Pois o ano passado fiz a caminhada dos 6 km e antes dessa prova praticamente nunca tinha corrido. Após um ano, “atiro-me” aos 42 km!

 

Desde a estreia, em junho, já foram sete as provas em que esteve presente com a camisola da EM'Força, com um total superior a 80 Km e, mais recentemente, completou a sua primeira meia maratona. O que o levou a ultrapassar estas metas tão rapidamente?

No início, correr 10 quilómetros parecia uma loucura total, hoje em dia consigo correr os 10 km em treino tranquilamente. Foi essa progressão que me levou a testar novos limites que irão culminar na Maratona do Porto.

 

Como tem sido o seu percurso até agora no mundo da corrida?

Nunca pensei que fosse tão viciante correr! Nos primeiros tempos e principalmente nos primeiros treinos, como vinha de uma vida bastante sedentária, foi muito complicado começar a correr. Mas, logo com a inscrição nas primeiras provas, o vício da corrida ficou logo vincado. Desde há sensivelmente um ano, completei 15 provas e tenho um total de distância percorrida de 900 quilómetros (corridas+treinos).

 

Porquê a aposta na corrida e não noutra modalidade?

Neste momento da minha vida sinto que a corrida é o desporto que melhor se adapta ao meu estilo de vida. Não tenho grande tempo para ir a ginásios nem fazer desportos colectivos, por isso, quando arranjo um pouco de tempo, saio de casa já a correr!

 

Como é sentir a força desta causa na chegada à meta, com tanta gente que não pode correr, a apoiá-lo?

Não é só na meta, mas sim também antes, mas fundamentalmente durante! É muito confortante receber apoio durante as corridas principalmente quando estamos a passar por aqueles quilómetros mais criticos.

 

Sente a curiosidade das pessoas que se cruzam consigo nas provas quando vêem a camisola da EM'Força?

Sem dúvida! Muitas pessoas sentem-se curiosas em saber o que é a EM'Força e também descobrir o que é a doença!

 

O que é que conhecia da Esclerose Múltipla antes de correr com a nossa camisola?

Tinha uma vaga ideia do que se tratava, mas, depois de ter o episódio de Abril passado, fiquei a saber muito mais sobre a doença. Na minha inscrição na equipa EM'Força, também me foi dada muita informação a qual eu agradeço desde já!

 

O que mudou a esse nível quando começou a correr pela EM'Força?

Foi me dada muita infrmação na inscrição na EM'Força.

 

Como é que se prepara para as suas corridas?

Esta é claramente a pergunta mais dificil da entrevista!!! Em relação à alimentação, tenho tido alguns cuidados, mas nem sempre é fácil cumprir. A preparação para a maratona levou-me a fazer algumas alterações - talvez a mais radical foi ter deixado de beber álcool. Em relação ao treinos, um plano existe, mas não é cumprido... De forma resumida, tento correr 3 a 4 vezes por semana, metendo um treino de velocidade e um de distância maior!

 

Para aqueles que já nos conhecem mas ainda não abraçaram o desafio de correr por nós, o que lhes diria?

A corrida ou o running está cada vez mais na moda e adeptos e atletas não faltam! Se ainda não abraçaram uma causa, que aproveitem a corrida para o fazer!

 

O que gostaria que a EM'Força fizesse por si?

Gostava que activassem o “Crowd Funding”, assim talvez pudéssemos ser ainda mais úteis! 

 

Numa palavra: correr pela EM'Força é…?

Privilégio!

Outubro 2014

Objetivos alcançados

Maratona do Porto, 2015

Meia Maratona D'Ouro Run, Gondomar, 2015

Meia Maratona Cidade de Coimbra, 2014

D'Ouro Run, Gondomar, 2014

Corrida de São João, Porto, 2014

Wings for Life World Run, Porto, 2015

Corrida das Festas de São João de Braga, 2014

Corrida do Porto de Leixões, Matosinhos, 2015

Corrida Cidade de Ermesinde, 2015

Corrida da Primavera, Esposende, 2015

Medis Corrida Marginal Douro, Vila Nova de Gaia, 2015

Corrida do Dia do Pai, Porto, 2015

Please reload

bottom of page