top of page

Ana Martins: «Com amor e companheirismo tudo se consegue»

No último domingo, assistimos a mais algumas grandes conquistas por parte dos atletas da EM'Força na Meia Maratona de Barcelos. Uma delas foi-nos trazida pela Ana Martins, que resolveu começar a correr no início do ano e dedicar as suas conquistas ao marido, o Pedro, diagnosticado com Esclerose Múltipla em 2001. A primeira destas conquistas teve lugar exatamente nesta prova de estreia, em Barcelos, e com direito a surpresa ao Pedro: ele não imaginava que a Ana estava a preparar-lhe esta dedicatória. Por isso mesmo, aqui fica o resumo de uma manhã de verdadeira "magia" solidária pelas palavras da própria Ana.

«A Esclerose Múltipla (EM) entrou na nossa vida em setembro de 2001. Há 14 anos, foi-nos apresentada e desde aí que a temos, numas alturas mais presente do que noutras. Por esta altura, está sossegadinha e não tem incomodado mas a luta é diária. Eu não tenho EM mas tenho-a em casa.

Ana Martins no decorrer da Mini MMaratona de Barcelos, no dia 12 de abril de 2015

Ao meu marido, foi-lhe diagnosticada EM aos 23 anos. Foi um choque, claro, mas, com amor e companheirismo, tudo se consegue. Em janeiro, decidi que ia correr e que iria dedicar todas as minhas corridas e todo o meu esforço por aqueles que não podem. Decidi, então, que para ser mais especial iria surpreender o meu marido Pedro, ele, sim, com Esclerose Múltipla. Ele pode correr, ele pode fazer tudo o que quiser e desejar mas há quem não possa, como a D. Prazeres que está no lar onde está a minha avó. E foi por ela, principalmente, que corri e que pude sentir um bocadinho das dificuldades que esta doença traz. Muitos dos treinos fiz com os pés completamente dormentes e pensava: se o Pedro trabalha nestas condições eu tenho que conseguir. Só no dia anterior à noite o Pedro soube que eu ia correr pela EM. E só no início da prova soube que a Ana Cláudia, o José Pedro, o Paulo Goncalves e a Lúcia Carvalho também iriam espalhar magia com a EM'Força e ficou FELIZ - MUITO feliz - e orgulhoso. Um grande beijo a todas as pessoas que me apoiaram na surpresa e me incentivaram nos treinos e na corrida, foram momentos muito especiais. Ana Martins»


Mais notícias

bottom of page