top of page

Miguel Rocha: "Correr pela EM'Força é simplesmente Mágico"

Na equipa EM'Força, há um atleta que passou a vestir a camisola que une várias centenas de pessoas em todo o país e que tem uma particularidade: é o atual vice-campeão nacional de Bodysurf. Miguel Rocha, de 33 anos, estreou-se com a conhecida camisola "Mágica" da SPEM em maio deste ano, com a conquista dos 21 quilómetros da Meia Maratona do Douro Vinhateiro e não tem parado.


Em simultâneo com a corrida, este atleta natural de Aveiro mantém a atividade no Bodysurf. Está, aliás, a poucos dias de disputar mais uma etapa do Campeonato Nacional. Se a vencer, "a jogar em casa", na Praia da Vagueira (Aveiro), no próximo sábado, sagrar-se-á campeão nacional.


Ainda assim, o que mais destacamos desta história é o facto de o Miguel ter Esclerose Múltipla (EM). Diagnosticada no início deste ano, já com a consagração do segundo lugar no Nacional de Bodysurf em 2015, a EM não o parou. Antes pelo contrário, serviu de mote para uma ambição maior. Porque, diz Miguel, "há que manter o espírito positivo". Sempre!


Miguel Rocha: "Correr pela EM'Força é simplesmente Mágico". Foto: FAZtletismo.

Como conheceu a EM'Força? No início, quando soube o que tinha, tinha muitas duvidas e pesquisei muito sobre a Esclerose Múltipla. Foi aí que conheci a EM'Força! Como surge a corrida na sua vida? Sempre fiz umas corridas, mais para me manter em forma durante o inverno quando o mar não permitia a prática do Bodysurf. Este ano, o Miguel foi diagnosticado com Esclerose Múltipla e, em maio, cumpriu a Meia Maratona do Douro Vinhateiro. O que é que o levou de um ponto ao outro? Li muitas coisas más, na internet há de tudo! Então, quis mostrar que não é o fim. Comecei a treinar mais, tinha o objectivo de terminar uma meia maratona! Levei a camisola Mágica e quando passei na meta pus os braços bem alto como se tivesse ganho a corrida! Como foi o processo de diagnóstico? No dia 28 de janeiro, acordei com visão dupla e fui trabalhar. Mas, como sou desenhador e trabalho ao computador, não conseguia. Fui ao hospital e o médico das urgências disse que era stress e deu-me uns calmantes. Eu, que sempre fui uma pessoa calma. Um amigo meu achou estranho este diagnóstico e conseguiu-me uma consulta em Coimbra no Hospital dos Covões. Ao fim de duas semanas, já estava nos HUC [Hospitais da Universidade de Coimbra] a cortisona. Pelo que tenho lido, tive muita sorte em ter um diagnóstico certo tão rápido! Um grande obrigado ao meu amigo Paulo Fonte! Estou em dívida com ele!

Miguel Rocha no final da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, em maio de 2016.

Em 2015, o Miguel sagrou-se vice-campeão nacional de Bodysurf e, no início de 2016, teve o diagnóstico de Esclerose Múltipla. Como tem sido esta fase de adaptação a esta realidade? Pensei que fosse o fim da competição, e essa foi a razão pelo qual treinei mais! Estou, neste momento, a meio do ano e estou em 1.º na geral do campeonato nacional de Bodysurf com um 1.º [lugar] na Costa da Caparica, um 4.º [lugar] em Carcavelos e um 2.º lugar em Santa Cruz. Tenho conseguido marcar presença nas finais todas deste ano, o que me deixa obviamente muito orgulhoso! A próxima paragem [a 20 de agosto] é na bonita Praia da Vagueira, a minha praia. Se ganhar essa etapa, serei o novo campeão nacional de Bodysurf! Para alguém com Esclerose Múltipla, como vê a existência deste projeto no âmbito da divulgação desta doença? É como que um motivador para não desistirmos! Por que razão decidiu começar a correr por esta causa que, agora, também é sua? Principalmente, para mostrar que a Esclerose Múltipla não é nenhum "bicho de sete cabeças"! Há que manter o espírito positivo, sempre! Na sua opinião, qual a importância da atividade física para uma pessoa com EM? Faz bem a todos, não só a quem tem EM, mas a nós principalmente! Como é que se prepara (plano de treinos, alimentação – algum cuidado especial) para os seus desafios desportivos? Muito treino no Mar (todos os dias, se possível), o que é mais fácil de verão! De inverno, surfo quando é possível, faço piscina, corridas, etc. Depois da conquista no Bodysurf e da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, por onde passam os próximos objetivos? Para este ano, espero conseguir o tão desejado 1.º lugar no Campeonato Nacional de Bodysurf e começar a treinar para que, em 2017, complete uma maratona! É possível! Para aqueles que já nos conhecem mas ainda não abraçaram o desafio de correr por nós, o que lhes diria? Estamos a lutar por uma causa, A NOSSA!! Vamos correr todos juntos com a EM, é a nossa causa! O que gostaria que a EM'Força fizesse por si? Já fez! Todo o site está muito bem desenhado e mostrou-me que é possível ter uma vida "normal"! Numa palavra: correr pela EM'Força é…? Simplesmente MÁGICO!


Miguel Rocha, vice-campeão nacional de Bodysurf em 2015. Foto: Facebook de Miguel Rocha.


Mais notícias

bottom of page