top of page

Cristina Barata: "É um orgulho correr por todos os que enfrentam o dia a dia com muita garra&qu

Há mais uma atleta da equipa EM'Força que irá abraçar um desafio de angariação de fundos. Cristina Barata, com 38 anos e atualmente parte da Direção da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), decidiu apostar na Meia Maratona Santander Totta RTP, em Lisboa, no próximo mês de outubro, para correr por quem tem Esclerose Múltipla.


Para esta Mediadora de Seguros, ligada à causa da Esclerose Múltipla por motivos familiares, a escolha da distância da meia maratona não acontece por acaso, tratando-se de um regresso a uma distância que bem conhece, depois de a ter cumprido há três anos. Agora, o a conquista será cumprida vestindo a nossa camisola "Mágica".


Com o objetivo de atingir a meta em 2 horas e 25 minutos, o plano de angariação de fundos passa por recolher, para a SPEM, 0,50€ por cada quilómetro (21 no total) percorrido na prova junto de amigos, colegas e conhecidos. Por isso mesmo, resolvemos conhecer um pouco melhor a história deste desafio.


Cristina Barata: "É um orgulho correr por todos os que enfrentam o dia a dia com muita garra". © SPEM

Como surge a SPEM e a equipa EM'Força na sua vida? A SPEM surge na minha vida, na sequência do meu tema de mestrado sobre os percursos profissionais de doentes de Esclerose Múltipla (EM) no mercado de trabalho português. Foi o meu primeiro contacto e fui muito bem acolhida. Além disso, a minha mãe tem a doença há 26 anos. Já mantinha uma atividade física regular quando começou a correr por esta causa? Tenho tido uma actividade física irregular. Ainda assim, nunca deixei de correr pelo menos uma vez por semana. O que a levou a abraçar o desafio de correr uma meia maratona por quem tem Esclerose Múltipla? Cresci a lidar com uma mãe com EM; tenho amigos com EM; conheço muita gente com EM. São pessoas corajosas que enfrentam o dia a dia com muita garra. É um orgulho correr por todos eles. Além disso, é uma forma de ajudar a SPEM a angariar fundos. Temos tanta coisa para concretizar...

Neste desafio, irá incluir também uma componente de angariação de fundos. Como irá funcionar? A ideia é fazer a meia maratona de 2 outubro em 2h25m. Parece muito tempo, mas, na verdade, nunca alcancei esta meta. Além disso, não só não faço esta distância há 3 anos como também aumentei de peso. Por isso, é mesmo um desafio. Estou a divulgá-la a amigos, colegas e conhecidos e a desafiá-los a doar 50 cêntimos por quilómetro à SPEM, caso cumpra este objetivo.

Tem algum objetivo pessoal para a prova e para o desafio de angariação de fundos? O meu grande objectivo passa por dar a conhecer a EM e a SPEM. É importante que o público em geral conheça a doença e aquilo que ela representa e implica, não só para o doente como para todos os que o rodeiam. Além disso, também é importante divulgar o trabalho da SPEM, os seus sucessos, as suas dificuldades e as suas necessidades. Espero, por isso, conseguir angariar cerca de 800 euros.

Cristina Barata, a atleta da EM'Força que está a treinar para uma meia maratona e para angariar fundos para a SPEM.

Como tem sido a preparação para este desafio (que tipo de treinos, alimentação, cuidados especiais, etc.)? Há quanto tempo se anda a treinar?

Neste momento, estou a seguir um plano da Asics de 38 treinos (corro 4 vezes por semana). Em cada um desses treinos, levo qualquer coisa alusiva à SPEM. A ideia é que as pessoas reparem e sintam curiosidade em saber mais. A alimentação também tem sido mais cuidada porque preciso de perder peso para ganhar velocidade. Para aqueles que já nos conhecem mas ainda não abraçaram o desafio de correr por nós, o que lhes diria? Apenas que é gratificante sentir que podemos fazer alguma coisa pelos outros. É importante dar a conhecer a doença, os doentes, os cuidadores e as pessoas que diariamente estão ao lado desses. Afinal, a EM pode entrar na vida de qualquer um de nós. Numa palavra: correr pela EM'Força é...? BRUTAL ;)


Em nome da SPEM, queremos desejar muito sucesso à Cristina neste desafio e que a meta lhe traga o sorriso que caracteriza quem corre por esta causa!


Mais notícias

bottom of page