top of page

Desafio de Carlos Teixeira: Trail da Pampilhosa terá recolha de fundos para a SPEM

Os desafios de angariação de fundos dos atletas da equipa EM'Força têm agora uma nova iniciativa. O nosso Carlos Teixeira, atleta que já conta com 486 quilómetros cumpridos a correr com a camisola "mágica", definiu o Trail da Pampilhosa da Serra, a decorrer no próximo dia 9 de agosto, para abraçar um desafio de angariação de fundos.

Essencialmente focado nas contribuições que irá recolher por parte de alguns atletas participantes, o desafio é simples: correr com a camisola "mágica", recolher fundos para a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e sensibilizar as centenas de participantes para esta causa.

Há cerca de um ano e meio falámos com o Carlos, que tinha cumprido recentemente a sua estreia com a camisola da EM'Força. Desde então, foram muitas as conquistas e as histórias para contar. Agora que surge esta iniciativa, estivemos novamente à conversa com este grande atleta. Como surgiu a ideia de angariar fundos no Trail da Pampilhosa? O Trail da Pampilhosa é especial para mim pois foi aqui que comecei nos trails e ganhei paixão pela modalidade. A ideia de angariar fundos para a causa não foi minha mas sim da Anabela Rodrigues (do blogue Run Baby Run) e, vai daí, em conversas que tivemos no Facebook, decidimos proceder a uma angariação de fundos. Sem a ajuda da Anabela Rodrigues e do Carlos Cardoso (do blogue Papakilometros) não seria possível ter a mesma divulgação do evento pois os seus blogues são muito lidos e isso ajuda na promoção da iniciativa.

Porquê fazê-lo pela Esclerose Múltipla? Tenho alguém muito próximo que padece da doença e associado ao meu gosto pela corrida achei que podia de alguma forma ajudar na divulgação da doença e angariando fundos sempre que possível. Como será feita a recolha e de que forma os atletas participantes poderão contribuir? No Trail da Pampilhosa vai haver recolha de fundos, no meu caso doarei 1€ por cada quilómetro que irei correr, mas vamos ter uma caixa no final da prova e cada um irá doar o que entender. Quais são as suas expectativas para esta prova? A minha expectativa para a prova é a de concluir a mesma, e quanto ao valor a angariar não tenho valor nenhum em mente.


Mais de 480 quilómetros de contributos com a camisola "mágica" depois, o que sente que lhe falta fazer? Depois de 480 km com a camisola mágica na minha mente, existem dois desafios: primeiro, concluir uma maratona de estrada (Porto este ano; vamos ver se consigo treinar); e, depois, tenho em mente uma prova que irei colocar na minha lista de coisas a atingir nesta vida, a maratona das areias (Marathon des Sables). Este é um objectivo muito ambicioso mas é algo que sinto que um dia terei que lá ir. Como é correr com a "mágica" quase dois anos depois da primeira conquista? Por fim, passados dois anos com a camisola mágica é com muito orgulho que sinto a camisola. Cada prova que acabo com a camisola é mais um pequeno contributo que faço por aqueles que não o podem fazer. Não posso concluir este relato sem agradecer à Anabela Rodrigues e ao Carlos Cardoso pois sem eles não seria possível haver um trail que será uma festa da camisola mágica.

Queremos, por fim, agradecer ao Carlos pela iniciativa nesta prova e também convidar todos os nossos atletas a participarem no Trail da Pampilhosa e unirem-se a este desafio de angariação de fundos.


Esta prova contará com três distâncias: 30 km, 17 km e um Mini Trail de 7 km. As inscrições estã disponíveis no site da prova: http://xistarca.pt/eventos/iii-trail-de-pampilhosa-da-serra.


Mais notícias

bottom of page