top of page

Os testemunhos dos atletas EM'Força de Barcelos: «O dever de missão cumprida»

A "magia" da equipa EM'Força está a chegar cada vez mais longe. Depois dos grandes centros iniciais estabelecidos em Lisboa e no Porto, já reunimos vários núcleos mais locais com bastantes atletas reunidos em torno da sensibilização para a Esclerose Múltipla nas Caldas da Rainha, em Coimbra e agora também em Barcelos, com o grupo de Ana Martins e Pedro Braga (um fantástico e lutador atleta com EM).


A força deste grupo é particularmente apaixonada por esta causa e torna cada uma das suas conquistas num momento de glória verdadeiramente empolgante. Depois de algumas surpresas preparadas pela Ana para o seu Pedro, chegou a vez de dar voz aos testemunhos dos restantes atletas. O sentimento de emoção e de muita garra em torno desta causa é comum a todos. Para ler de seguida. Obrigado a todos.


«Apesar de já ter a minha Mágica mas ainda não ter feito a estreia... Reconheço a grandeza da iniciativa, será um prazer contribuir com os meus km por causa tão nobre. Juntos somos mais fortes, e a magia acontece.»

Amélia Martins (Barcelos)



«Começar a correr para mim não foi fácil; foi uma aventura para superar muitos dos meus medos e anseios. Até que um dia a minha querida amiga Ana Martins me falou da EM'Força e de toda a causa que envolvia. Para mim, foi o verdadeiro incentivo que me faltava para correr com mais vontade!

A verdade é que com a Mágica ganho vida! Sinto que consigo fazer o que julgava impensável e, acima de tudo, que posso ajudar, inspirar e dar força a muita gente (e nem imaginam o bem que me faz, a felicidade que me traz).

É um orgulho enorme fazer parte desta fantástica equipa! E, quando vou para uma prova, só penso: "Hoje, mais uma vez, vou usar a Mágica, colocar-lhe mais um dorsal e ser, acima de tudo, alguém feliz!".


Orgulhosamente #strongerthanMS

Ana Claudia Macedo (Barcelos)



«Quando caminho/corro com a Mágica, sinto uma enorme alegria em poder espalhar magia por cada rua que percorro. Sinto o dever de missão cumprida.»

Carla Figueiredo (Barcelos)



«Correr com a Mágica foi um desafio que nunca tinha pensado alcançar! Espero servir como exemplo para poder inspirar outras pessoas, a ultrapassar as suas barreiras/obstáculos porque a vida é uma caixa de surpresas! Nunca desistam de ser felizes!

Carlos Araújo (Braga)



«Para mim, correr com a Mágica é divulgar uma causa nobre e tentar ajudar alguém a ser mais feliz! É Fantástico!”

Carlos Ferreira (Barcelos)



«Depois de conhecer a doença fiquei com vontade de ajudar e daí a aparecer a camisola Mágica foi um passo. Iniciei esta corrida da vida com o sentimento de que vou ajudar alguém e que esse alguém de certeza é meu conhecido ou se calhar não é mas só de pensar que a causa é justa dá-me uma vontade imensa de continuar a usar a camisola Mágica e a divulgar a doença. Chegar ao fim das provas e saber que passei a mensagem é um dos motivos que me fazem feliz!»

Carlos Santos (Barcelos)



«Tive um conhecimento mais pormenorizado da EM depois de uma amiga ter sido diagnosticada com esta patologia e, sabendo eu que essa minha amiga era uma jovem mãe e mulher de família, percebi que este problema que hoje é dela, amanhã é meu ou de um dos meus filhos ou de um familiar ou de um amigo. Mais tarde, percebi que existem muitas pessoas jovens com o mesmo problema dessa minha amiga.

Até que me convidaram (Ana Martins) para fazer parte da família da camisola Mágica e acreditem: é uma causa de uma nobreza enorme que cada dia tem mais força.

Hoje, sinto que cada dia é uma experiência nova e que quando estou a participar em alguma prova e me sinto cansada olho para a camisola e penso que existem tantas pessoas que gostariam de estar no meu lugar e não conseguem e isso dá-me uma força enorme para continuar e chego ao fim feliz e realizada e com o sentimento de que fiz o que devia!»

Conceição Mano (Barcelos)



«Ainda não me estreei com a Mágica apesar de já a ter, mas sinto que correr com ela tem muito significado pelo orgulho que noto nas pessoas que correm com a camisola.»

Daniel Silva (Barcelos)




«A magia de correr por uma causa nobre... Com a EM’Força, SEMPRE JUNTOS.»

Fernando Miranda (Barcelos)



«O caminho que me levou a começar a correr acaba, de certo modo, por estar muito ligado ao significado de correr com a Mágica. Este caminho feito de mudança, e percorrido juntamente com a minha esposa, passou pela perda de muito peso (mais de 30 Kg) e pela adoção de um estilo de vida saudável, ou seja, uma jornada de muito esforço, superação e companheirismo.

A corrida surge a meio deste percurso e tem feito parte de mim desde então, e com ela vieram as amizades feitas no grupo de corrida do ginásio que frequento.

O meu caminho com a Mágica cruza-se na preparação para a primeira grande prova em que participei, a Meia Maratona de Barcelos, em Abril deste ano. Desafiado pela Ana Martins, uma das amizades feitas neste percurso e com o intuito de surpreender nesse dia o marido, outro amigalhaço destas andanças, o campeão Pedro Braga, acabei por fazer a prova com a Mágica.

Desde então, todas as provas em que participei corri sempre orgulhosamente com a Mágica porque, para mim, será sempre um símbolo de força, perseverança, superação, companheirismo e amizade. Porque, não podendo imaginar a difícil caminhada de muitos dos doentes de EM, está ao meu alcance ajudar a espalhar a magia correndo por esta causa.»

José Pedro Silva (Barcelos)



«Eu corro pela EM e com a Mágica porque sou uma pessoa sensível à EM porque me toca. Porque tenho pessoas muito próximas que têm a doença e, infelizmente, ver o que a EM faz às pessoas, e sentir-me impotente, consigo colocar-me no lugar dessas pessoas.

Ao vestir a Mágica sempre que faço algum tipo de exercício físico, quem está lá não sou eu, no meu pensamento estão todos os doentes de EM.

A Mágica faz-me sentir mágica!»

Lúcia Carvalho (Barcelos)



«Correr com a camisola Mágica é uma enorme satisfação, praticar desporto e colaborar numa causa nobre e grandiosa.»

Paulo Gonçalves (Barcelos)



«No passado sábado, participei na Galo Night Run, naquela que foi a minha primeira corrida com a camisola Mágica. É uma sensação única, é um privilégio... Espero ajudar a incentivar as pessoas com EM, e mostrar que é possível lutar e viver com a mesma!

Da minha parte só posso dizer que foi uma estreia digna do nome: foi Mágica! Corri em casa, por uma causa nobre e, para tornar a noite mais mágica, tive o privilégio de acompanhar do princípio ao fim uma pessoa que é uma das caras desta camisola: Pedro Braga. Não poderia ter sido melhor e mais mágica a minha estreia! Venham mais e venham connosco!»

Ricardo Ferreira (Barcelos)




«"Quem corre por gosto não cansa" mas quem corre com a "mágica" tem ainda mais força... Foi isto que senti na minha estreia com a Mágica! Obrigada, Ana Martins e Pedro Braga, pelo incentivo a juntar-me a esta iniciativa e prometo continuar.»

Sandra Zeferino (Póvoa de Varzim)

Os atletas de Barcelos na Galo Night Run.

Mais notícias

bottom of page