top of page

Pedro Braga: «Podemos continuar a realizar os nossos sonhos e sermos felizes»

Os últimos meses têm trazido milhares de quilómetros conquistados pelos nossos solidários atletas. Com eles, tem também aumentado o número de provas com atletas da EM'Força com Esclerose Múltipla, um sinal de que a superação e a procura de um estilo de vida mais saudável está no topo das prioridades de quem luta, diariamente, contra esta patologia.


Um desses exemplos tem sido o do nosso Pedro Braga. Com 37 anos, este atleta natural do Minho começou por vestir a camisola "mágica" da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla após a surpresa proporcionada pela sua mulher, a Ana Martins, que se estreou a correr por esta causa sem que ele o esperasse.


Conquista após conquista, o Pedro já soma 57 quilómetros a correr contra a Esclerose Múltipla em apenas dois meses. O maior destaque é, sem dúvida, o cruzar da meta nos 21 quilómetros da Meia Maratona de Guimarães, no final de junho. Com um percurso invejável com a camisola "mágica", importa, por isso, conhecer um pouco melhor Pedro.

Como surge a ideia de correr com a camisola "mágica"? A ideia de vestir a mágica já me tinha ocorrido quando vi algumas fotos no Facebook, mas o clique foi quando a Ana (esposa), em modo surpresa, foi fazer a Mini Maratona de Barcelos com a camisola juntamente com uns amigos. Como foi sentir o cruzar da meta na primeira conquista por esta equipa? A primeira corrida foi a da Primavera, em Esposende, a 31 de maio, e, sem dúvida, foi muito especial. Nunca irei esquecer o que foi para mim um dos dias mais felizes da minha vida: efetuar a primeira corrida com a Mágica, acompanhado pela Ana e por várias Mágicas. Já é sabido que o Pedro tem EM desde o primeiro quilómetro que correu pela EM'Força. O que o levou a vestir as nossas cores? Sem dúvida que a surpresa que a Ana me fez ao correr com a Mágica fez com que mais depressa eu tomasse finalmente a decisão de começar a ajudar por uma causa que todos os dias faz parte da minha vida há 14 anos. Por iniciativa da Ana Martins, o Pedro uniu-se a nós juntamente com mais uma série de pessoas da zona de Barcelos. Como é ver esta onda solidária surgir à sua volta, sendo o Pedro a grande motivação para que este grupo se reúna para correr contra a EM? Acima de tudo, sinto que é uma grande responsabilidade continuar a lutar e mostrar a todos os que me rodeiam que, apesar de termos uma doença, isso não impede de lutarmos pelos nossos sonhos e que a superação da doença é como a superação por cada quilómetro que fazemos. Mas estou, acima de tudo, profundamente agradecido a todos aqueles que me acompanham nesta cruzada das Mágicas, até porque esta aventura tem me proporcionado conhecer pessoas fantásticas. A EM entrou na sua vida em 2001 e desde então tem feito por desenvolver a sua vida com bem estar e felicidade. Como é que entra a parte da corrida e do desporto neste contexto? O desporto sempre fez parte da minha vida desde muito novo: fui jogador de basquetebol até ao momento do aparecimento da EM e, após algum tempo sem praticar desporto, reencontrei a paixão no ginásio, onde além das aulas e da musculação comecei no grupo da corrida após ter decidido usar a Mágica que, além de me fazer bem a mim, tento passar o bem aos outros. Como alguém com EM, quais foram os momentos decisivos que o levaram a perceber que, apesar das limitações ligadas à doença, era possível cumprir objetivos desportivos? A verdade é que até ao momento, e apesar de ter tido alguns surtos, nunca tive limitações físicas, mas a verdade é que quando me foi diagnosticada EM levei um grande choque e isolei-me. Desde há alguns anos para cá, com a ajuda de grandes amigos e da Ana, consegui superar alguns medos e encarar a doença com outros olhos. Daí ter entrado para o ginásio e com isso ganhei confiança e veio o resto como vocês sabem.

Qual a importância de uma iniciativa destas na divulgação da EM? Esta iniciativa é muito boa para dar a conhecer às pessoas que nos rodeiam o que é a EM, mas penso que tem sido mais do que isso, tem sido uma iniciativa que, acima de toda a publicidade que pode trazer, tem trazido a capacidade de mostrar àqueles que têm EM que podemos continuar a realizar os nossos sonhos e sermos felizes. Como vê a importância da atividade física para uma pessoa com EM? Penso que é fundamental, pois, além de reforçarmos a parte muscular, podemos melhorar a nossa capacidade mental. Acha importante o reforço da atividade física na melhoria da qualidade de vida de quem tem EM? Sim, acho muito importante. Qual é o próximo objetivo a cumprir com a camisola da EM'Força? O objetivo mais próximo passa pela participação na Meia Maratona do Porto. Depois, os planos mais à frente passam por acabar o ano de 2015 com um mínimo de 100 quilómetros em provas com a Mágica e quem sabe para o ano estar a fazer uma Maratona. Como é que se prepara para as provas? A preparação passa por ter cuidados com a alimentação e com um plano de treino que passa pela corrida com o complemento de musculação e aulas de ABS. Para aqueles que já nos conhecem mas ainda não abraçaram o desafio de correr por nós, o que lhes diria? Eu diria que se gostas de correr e se queres sentir algo Mágico então experimenta correr por alguém que pode não ter a mesma sorte que tu e vais ver que no fim a sensação de ajudarmos alguém a ter uma vida melhor é fantástica. O que gostaria que a EM'Força fizesse por si? A EM'Força já fez muito por mim. Agora, eu pergunto: "O que é que eu posso fazer pela EM'Força?". Numa palavra: correr pela EM'Força é…? Uma palavra não existe, porque não chega... Correr pela EM'Força é Espectacular, Mágico, Fantástico e acima de tudo deixa-me tão FELIZ!


Mais notícias

bottom of page