João Rio: «Olho agora para novas provas com mais confiança»
Com a conquista no passado dia 17 de maio, no Peso da Régua, o desafio de angariação de fundos do nosso João Rio chegou ao fim e o sucesso foi retumbante: €190 angariados e a história de uma meia maratona conquistada.
No início de abril, João Rio foi dos primeiros atletas da equipa EM'Força a abraçar o nosso desafio de angariação de fundos. Com o objetivo estabelecido nos €100 e na chegada à meta da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, o João enfrentava duas metas novas em toda a história da equipa. Ao cruzar a meta no Peso da Régua já sabia que a meta financeira estava ultrapassada e, por isso, a meta desportiva soube ainda melhor.
Mas, melhor do que falar da sua conquista, nada melhor do que dar a palavra ao nosso grande João...
Cruzou duas metas que tinha traçado inicialmente: angariar fundos para a SPEM e completar a Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Qual delas foi mais difícil? Foram ambas mais fáceis de ultrapassar, mas com mais trabalho de preparação do que inicialmente previsto. Esperava alcançar um valor acima do que tinha traçado inicialmente? Não, na verdade, estava algo descrente da capacidade de angariar fundos para a SPEM, minha em particular e até em geral. Fui apanhado de surpresa pela generosidade e número das contribuições. Qual foi o segredo para conseguir tantos apoios? Penso que o segredo foi a divulgação no Facebook, em particular a utilização da ferramenta Eventos, assim como a página oficial no site da SPEM a servir de apoio. Acredito que também foi relevante a sensibilização que havia feito anteriormente sobre o porquê de correr com a camisola da EM'Força/SPEM, que havia levantado muitas perguntas por parte de amigos e conhecidos no passado. No ano passado falhou esta mesma prova por motivos de saúde. Como foi a chegada à meta no Peso da Régua com todo este contexto? Foi como que um fechar de ciclo, posso agora olhar para novas provas com mais confiança. Também fiquei mais sensibilizado para as dificuldades que os portadores de EM têm que atravessar. Que conselhos daria a quem está a iniciar ou pretende fazer o seu desafio de angariação de fundos para a SPEM? Aconselho quem quiser fazer esta tarefa a explicar bem a sua motivação, fazer um esforço de divulgação consistente e frequente, transparência a cuidar do dinheiro que vai sendo doado, publicitar as doações à medida que forem ocorrendo e, por fim, ter confiança na generosidade das pessoas.
Muito obrigado, João, e muitos parabéns! :)