top of page

São já mais de 7 mil quilómetros a correr pela Esclerose Múltipla

O fim de semana que agora terminou prometia levar muita gente com a camisola "mágica" da EM'Força para a rua e não desiludiu: foram mais de 30 pessoas a correr e a caminhar pela Esclerose Múltipla só no dia 5 de outubro.


Com 19 atletas (amadores, mas apaixonados e verdadeiros conquistadores de quilómetros por uma causa solidária) a correr mais de 500 quilómetros, não houve nenhuma prova esta semana abaixo dos 21 quilómetros da meia maratona. Fenomenal, não é?


Naquela que é a primeira participação de atletas da EM'Força numa prova dedicada à Orientação, tivemos direito a duas estreias: Joaquina Moreira e Rui Moreira. Em prova organizada na cidade do Porto, a Joaquina e o Rui saíram à rua na manhã de dia 5 de outubro com o objetivo de cumprir a prova turística, na distância de 4 Km, daquele evento dedicado à Orientação.


A "magia" da EM'Força levou-nos este fim de semana também a Gondomar e a mais dois estreantes - o João Mota e o Rui Rodrigues -, que acompanharam a nossa já habitual Ana Coelho da Silva. Nos 23 quilómetros do Trail das Nozes, acrescentámos assim quase 70 ao total da equipa e trouxemos mais dois atletas para "a melhor equipa do mundo" - as palavras são da Ana e nós, claro, concordamos com elas.


Luiz Loureiro e Alexandre Dias, os dois atletas da EM'Força que cumpriram os 21 Km da Meia Maratona de Ovar.

A abrir o mês de outubro, tivemos direito a mais dois contributos de meias maratonas. Em Ovar, o Alexandre Dias e o Luiz Loureiro fizeram-se à estrada e ofereceram, cada um, mais 21 quilómetros a quem tem Esclerose Múltipla. O Luiz soma agora 145 quilómetros e muita experiência, tendo batido o seu recorde pessoal nesta distância.


Já o nosso Alexandre acabou mesmo por bater o seu recorde pessoal nos 21 Km, aproveitando assim esta oportunidade para mais um treino e um bom teste para o objetivo da Maratona do Porto, que já está a menos de um mês de distância. Com esta prova, o Alexandre atinge as duas centenas de quilómetros a correr com a Esclerose Múltipla (no caso dele, literalmente!), sendo já responsável por mais de metade do total cumprido por atletas com Esclerose Múltipla.


Naquele que é, indiscutivelmente, um dos pontos altos do Atletismo português, realizou-se mais uma Maratona de Lisboa, integrada na Rock 'n' Roll Series, da organizadora internacional Competitor, em cooperação com o Maratona Clube de Portugal.


Ao longo do mês de agosto, a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, com o apoio do Maratona Clube de Portugal, recolheu inscrições para esta prova com o objetivo de angariar fundos a partir do projeto EM'Força, com os inscritos junto da equipa a fazerem reverter o valor da sua inscrição em donativo para a SPEM.


Estavam reunidas, assim, todas as condições para uma grande festa de camisolas "mágicas" nesta prova.

Os cinco heróis da EM'Força que completaram a Maratona de Lisboa: Carlos D'Andrade, Manuel Rodrigues, Francisco Gomes, Pedro Jaime e Carlos Leal.

Na maratona, foram cinco as caras solidárias que vestiram a camisola da EM'Força que tem feito muito por alterar a imagem da EM em Portugal: os estreantes Carlos Leal e Manuel Rodrigues e os já conhecidos Carlos D'Andrade, Francisco Gomes e Pedro Jaime.


Na prova dos 21 quilómetros, foram nove os atletas a mostrar que a EM não vencerá ninguém. Tivemos então em estreia António Cardoso, Edgar Trigo, Francisco Antunes e Nuno Macedo, aos quais se juntaram as caras já habituais da EM'Força do António Pedro Teixeira, do José Carvalho, da Margarida Santos, da Sara Santos e do Vítor Duarte.

Foram nove os representantes da EM'Força nos 21 Km da Maratona de Lisboa: Francisco Antunes, Edgar Trigo, António Pedro Teixeira, Margarida Santos, Sara Santos, José Carvalho, Vítor Duarte, António Cardoso e Nuno Macedo.

A somar a estes, tivemos também dez atletas a correr e a caminhar na Mini Maratona, que transportaram as camisolas "mágicas" com a alegria contagiante que nos caracteriza.


Em resumo, tivemos mais um domingo de festa, solidariedade e de muitas conquistas. Muito obrigado a todos!

Mais notícias

bottom of page