Mais de 200 quilómetros em oito cidades a correr com a Esclerose Múltipla
Em mais um fim de semana “mágico”, de grandes desafios e conquistas, oito cidades, em outras tantas provas, acolheram um total de 14 atletas da EM’Força no último fim de semana. Cumpriram-se assim mais de 200 quilómetros a correr com a Esclerose Múltipla, num contributo global que já ultrapassou os 9.200.
Logo no sábado, dia 8, somámos 38 quilómetros com os contributos da Ana Coelho da Silva, da Margarida Santos e do Rui Rodrigues. Os três marcaram presença na prova noturna Corrida Urbana de Terras de Santa Maria, em Santa Maria da Feira, mas a Margarida acrescentou a essa conquista os oito quilómetros cumpridos nessa mesma tarde, na Corrida de São Martinho da Vila de Vagos.
Já no domingo, a equipa desdobrou-se por seis cidades: Lisboa, Loures, Mação, Nazaré, Nisa e Oeiras. Na região de Lisboa, estivemos representados por seis atletas solidários: Henriqueta Solipa, Jorge Sousa, José Carvalho, Paulo Flor e os estreantes João Xavier e Sara de Sousa.
A nossa Henriqueta (que já soma 19 provas com a camisola “mágica”) e o João Xavier transportaram a mensagem de correr contra a Esclerose Múltipla na Corrida das Castanhas, em Lisboa; o Jorge e o José fizeram-no em Loures, na sexta edição dos Trilhos de Casaínhos; e o Paulo e a Sara exibiram as cores solidárias que nos movem na prova Corre Jamor, que teve como ponto central o Estádio Nacional.
No resto do país, destacamos a mais antiga meia maratona de Portugal, na Nazaré, onde o nosso Orlando Duarte marcou presença e somou a sua oitava prova em dois meses (e, já agora, a sua 13.ª participação nesta meia maratona e a 56.ª vez em que cumpriu a distância dos 21 quilómetros), mas também onde assistimos à estreia de Pedro Correia com a camisola “mágica” da EM’Força.
Já no Grande Prémio Mação Catedral do Presunto, na distância de 10 quilómetros, tivemos a segunda conquista do Paulo Ferreira, que, na semana anterior, se tinha estreado nos 42 Km da Maratona do Porto.
Finalmente, em Nisa, tivemos o grande desafio do fim de semana, com o duplo contributo do Pedro Mendes da Silva e da Rita Cipriano na distância de 30 quilómetros do Trail Running Vila de Nisa. Tal como tem acontecido com atletas, como o Daniel Ramos e a Marta Andrade, o Ricardo Oliveira e a Sónia Dionísio ou a Ana Coelho da Silva e o Rui Rodrigues esta é mais uma prova de que a solidariedade também é feita a dois. Porque a solidariedade também é feita de emoções e são elas que nos movem.